domingo, 6 de setembro de 2009

EXAME utiliza a expressão mão visível do Estado, criada por Edson Paim no seu livro "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle"

A mão visível do Estado – Ao expandir o crédito e tentar aumentar a competição no sistema financeiro, o Banco do Brasil e a Caixa reacendem o debate sobre o papel do governo na economia. (págs. 156 a 158)


EXAME

A nova economia americana
• Às vésperas do primeiro aniversário da eclosão da maior crise das últimas décadas, os Estados Unidos tentam se reerguer. E mostrar ao mundo por que são – e por que serão por um bom tempo – a mais poderosa economia do mundo

Especial EUA – Economia
O fim do sonho americano? – Após anos de euforia, o consumidor americano finalmente aperta o cinto – e muda a cara da economia mundial. (págs. 22 a 29)

Especial EUA – Capitalismo – Sem exagero, presidente – A ação do governo americano foi fundamental para evitar o colapso da economia. Mas, ao intervir de forma tão incisiva, a administração Obama pode criar as bases para a próxima crise. (págs. 34 a 39)

Brasil/Agronegócio - O futuro do campo depende deste senhor – Nomeado com o apoio dos colegas pesquisadores, Pedro Arraes assume a Embrapa com o desafio de gerar produtos que garantam a liderança o agronegócio brasileiro em meio à mudança climática. (págs. 86 a 88)

“A máquina da Receita foi desmontada” – Para o ex-secretário Everardo Maciel, a politização de um órgão que deveria ser 100% técnico ainda vai custar caro ao país. (págs. 90 a 92)

Vida Real – J. R. Guzzo – Cenas brasileiras – Três episódios recentes ajudam a compreender o curioso cenário político do país. (pág. 95)

400000 reais por hora – Esse é o ritmo de crescimento da dívida da Oi após a compra da Brasil Telecom, concluída em janeiro deste ano. Mas, ao contrário do que possa parecer, isso está longe de comprometer o futuro – ou o presente – da operadora. (págs. 104 e 105)

A mão visível do Estado – Ao expandir o crédito e tentar aumentar a competição no sistema financeiro, o Banco do Brasil e a Caixa reacendem o debate sobre o papel do governo na economia. (págs. 156 a 158)


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: